twitter
rss

(última actualização: 21 de Setembro)

Vimos informar sobre os problemas, queixas, e possíveis soluções sobre as condições actuais das AECs. Também expomos a resposta fornecida pela Exma. Sra. Subdirectora Alzira Rebelo da Junta de Freguesia de Moscavide 3 dias após o nosso contacto enviado no dia 5 de Julho de 2011, e da Câmara Municipal de Loures enviada pela Exma Sra. Vereadora do Departamento de Educação Maria Helena Pouzada em 24 de Agosto de 2011.

Problemas
- As salas são demasiado pequenas e não chegam para todos os alunos dificultando todos os recurss pedagógicos que os Professores possam recorrer e prejudicando os resultados dos alunos;
- Os corrimões das escadas de acesso a estas salas são muito baixos, e como é sabido as 40 crianças inscritas não têm o mesmo cuidado dos adultos;
- Não existem saídas de emergência pelo que o acesso à rua é feito pelas mesmas escadas acima referidas.

Queixas
- Os pais já nos contactaram sobre esta situação e estão a pensar pedir uma inspecção ao local e ás condições que oferece.

Possível Solução
- A escola está em obras e talvez seja boa ideia para todos utilizar o pavilhão da escola e a sala prevista para biblioteca.


Desenvolvimentos

Resposta do Agrupamento Escolar e da Junta de Freguesia (21 de Setembro)
...
Despois da nossa reunião, estive com a Dra. Alzira e com o Sr. Presidente da Junta de Freguesia de Moscavide, nessa reunião a Dra. Alzira informou-me
que o Pavilhão vai ser utilizado pelos professores de Educação Física do Agrupamento que irão lecionar Desporto aos alunos do 4ºano da nossa escola, sendo
assim irá ter ocupação!
Sem outro assunto, os meus cumprimentos
Profª Filomena Pimenta


Resposta da Escola Básica Catela Gomes (19 de Setembro)
A Coordenação e os Professores das AECs partilham das mesmas preocupações levantadas pela APEE e Encarregados de Educação. Como possível solução sugeriram que as actividades de Filosofia, Inglês, e Apoio ao Estudo, fossem praticadas no pavilhão desportivo da Escola. Esta sugestão só ficaria dependente da colocação de divisórias naquele espaço.
Aguardamos parecer da Câmara Municipal de Loures e do Agrupamento Escolar respectivo.

Resposta da Câmara Municipal de Loures (24 de Agosto)
Clique AQUI para aceder

Resposta da Câmara Municipal de Loures (12 de Julho)
Cara Ana
O assunto que nos remeteu encontra-se em análise nos serviços, pelo que, brevemente, irá receber a devida resposta.
Com os melhores cumprimentos
Dina Ribeiro
Chefe de Divisão de Desenvolvimento Curricular Educativo
Departamento Educação
Câmara Municipal de Loures


Resposta da Junta de Freguesia de Moscavide (8 de Julho)
Ex.mos Senhores
APEE da EB1 Dr. Catela Gomes

Com a publicação do Despacho nº 14460/2008, de 15 de Maio, que prevê o desenvolvimento de Actividades de Enriquecimento Curricular em todas as escolas do 1º ciclo, a direcção do Agrupamento deparou-se com a situação de impossibilidade de aplicação do mesmo na EB1 Dr. Catela Gomes, por não dispor de instalações para o efeito.
Após reunião com a Câmara Municipal de Loures - entidade promotora, e Junta de Freguesia de Moscavide - entidade parceira, conlcuiu-se que as únicas instalações disponíveis e a ceder pela Junta de Freguesia de Moscavide, seriam as que ainda hoje se mantêm.
E, entre terem Actividades de Enriquecimento Curricular, como todos os outros alunos do Agrupamento ou não terem e ficarem assim em desvantagem face aos colegas, decidimos aceitar os únicos espaços disponíveis e avançar com a oferta aos alunos.
Concordamos que não são os melhores espaços nem os mais adequados mas foram os únicos que nos foram disponibilizados (e após grande esforço, investimento e boa vontade da entidade parceiro), que decidimos aceitar a fim de não prejudicar os alunos da referida escola.
Quanto à sugestão de, actualmente, se utilizarem os novos espaços existentes da escola - Biblioteca e Pavilhão, os mesmos foram conseguidos após muitos esforços e para fins  bem definidos, pelo que não concordamos alterar essa sua utilização.
No sentido de se tentarem encontrar outras soluções/espaços (face aos problemas levantados), sugerimos que, junto da entidade promotora (Câmara Municipal de Loures) e entidade parceira (Junta de Freguesia de Moscavide) se tentem encontrar outras soluções, sendo sempre viável e por falta de condições a direcção ser forçada a cancelar a aplicação do referido Despacho, na EB1 Dr. Catela Gomes.
Sempre atentas e dispostas a aceitar todas as sugestões de melhoria na qualidade a oferecer aos nossos alunos, estamos disponíveis para participar em qualquer reunião que acharem útil e necessária à resolução dos problemas.
Com os melhores cumprimentos.
A subdirectora
Alzira Rebelo




Saiba o que estamos a fazer ou o que já fizemos!